terça-feira, 28 de agosto de 2007

Sopa!!

Hoje está muito frio e chuvoso, clima ideal para tomar uma sopa quentinha no jantar.

Resolvi fazer sopa de lentilha, que é a favorita da minha filha. Enquanto a carne picada fritava e eu cortava os temperos, comecei a lembrar dos "caldos"de nomes difíceis e os "consomés"repletos de frescura, servidos em mínimas porções nos restaurantes chiques. Quando percebi, estava o comparando com o caldo generoso e substancioso da sopa que fazia em casa.

O cheirinho do tempero colocado, agora, para refogar junto com a carne começa a se espalhar pela casa, saindo rapidinho da cozinha para se abrigar no nariz de quem está por perto. Corto a cenoura fresquinha em rodelas e a as batatas em quadradinhos caprinhosos e junto à tudo que está na panela. O aroma está torturante. Lembro novamente daqueles pratos servidos em restaurantes, cheios de caldo ralinho, com 3 fios de macarrão e salsinha picada para enfeitar. Na decoração da borda do prato, linhas traçadas com aceto balsamico reduzido .

Agora o refogado está no ponto, acrescento água fervente e a lentilha, que já esteve de molho por cerca de uma hora. Coloco duas folhas de louro e deixo ferver à vontade, até a lentilha ficar muito molinha e o caldo grosso. Agora está na hora de colocar 2 ninhos de macarrão cabelo de anjo, bem quebradinhos, para cozinhar até amolecer. Gente, o cheirinho está de matar.

Pronto! A sopa está no ponto, pronta para servir. Olho para o caldo grosso, as rodelas de cenoura se destacando, os pedacinhos de cheiro verde contrastando, os pedaços de carne apontando aqui e ali, entre os grãos de lentilha e os fiozinhos de macarrão e chego a conclusão que gosto realmente de comida caseira, farta e bem servida. Não faço decoração na borda, não precisa! Prato cheio de caldo ralo e coisinhas boiando dentro, para mim não serve.

Pronto

Nenhum comentário: