quinta-feira, 14 de agosto de 2008

"O Velho Pinheiro", por Paulo Roberto Gaefke



Recebi por e-mail este texto e decidi compartilhar. Leia, é bem interessante!

"Um dia, diante da velha árvore torta, um pinheiro todo vergado pelo tempo, o sábio da aldeia ofereceu a sua própria casa para aquele discípulo que "conseguisse ver o pinheiro na posição correta". Todos se aproximaram e ficaram pensando na possibilidade de ganhar a casa e o prestígio, mas como seria "enxergar o pinheiro na posição correta"? O mesmo era tão torto que a pessoa candidata ao prêmio teria que ser no mínimo contorcionista.

Ninguém ganhou o prêmio e o velho sábio explicou ao povo ansioso que, ver aquela árvore em sua posição correta, era "vê-la como uma árvore torta". Só isso!

Nós temos, em nós, esse jeito, essa mania de querer "consertar as coisas, as pessoas, e tudo o mais" de acordo com a nossa visão pessoal. Quando olhamos para uma árvore torta, é extremamente importante enxergá-la como árvore torta, sem querer endireitá-la, pois é assim que ela é. Se você tentar "endireitar" a velha árvore torta, ela vai rachar e morrer, por isso é fundamental aceitá-la como ela é.

Nos relacionamentos, é comum um criar no outro expectativas próprias, esperar que o outro faça aquilo que ele "sonha" e não o que o outro pode oferecer. Sofremos antecipadamente por criarmos expectativas que não estão alcance dos outros. Porque temos essa visão de "consertar" o que achamos errado. Se tentássemos enxergar as coisas como elas realmente são, muito sofrimento seria poupado.
Os pais sofreriam menos com os seus filhos, pois, conhecendo-os, não colocariam expectativas, que são suas, na vida dos mesmos, gerando crianças doentes, frustradas, rebeldes e até vazias. Tente, pelo menos tente, ver as pessoas como elas realmente são, pare de imaginar como elas deveriam ser, ou tentar consertá-las da maneira que você acha melhor. O torto pode ser a melhor forma de uma árvore crescer.Não crie mais dificuldades no seu relacionamento, se vemos as coisas como elas são, muitos dos nossos problemas deixam de existir, sem mágoas, sem brigas, sem ressentimentos.

E, para terminar, olhe para você mesmo com os "olhos de ver" e enxergue as possibilidades, as coisas que você ainda pode fazer e não fez. Pode ser que a sua árvore seja torta aos olhos das outras pessoas, mas pode ser a mais frutífera, a mais bonita, a mais perfumada da região, e, isso, não depende de mais ninguém para acontecer, depende só de você.
Pense nisso!"

5 comentários:

Anônimo disse...

www.fonteamor.com------Pensei em voar mas senti a falta das asas...
Pensei em cantar mas senti a falta da voz...
Refletindo, vi que a Natureza havia
esquecido de me completar...
Pensei, então!
Por que querer tanto se o que tenho já me basta?,,,amiga querida obrigada pela sua amizade abençoado final de semana ,carinhos , beijos ,paz e amor ,Evanir.

Dantas disse...

sou um vapiro. rs

Teresa Augusto Shanor disse...

Querida Lekka!! Que saudades. Amei O Velho Pinheiro. Voce tem toda razão, devemos amar as pessoas como elas são. Tambpem gostei do texto Soberba. Caprichou, ein! Parabéns, amiga linda. Visitei o blog do seu marido a pedido da Aninha. Para um principiante ele se sai muito bem blogando. Amei as coisinhas que ele postou pra Aninha. Ah...to apaixonada pelo cãozinho Nelsinho. Cada vez que o vejo tenho vontade de postar no meu blog pra ficar olhando pra ele. Já pedi pra Aninha me deixar postar, afinal é dela e eu não posso pegar, né! O presente que me ofereceu para meu outro blog, eu deixei postado no Blog alegriadevivernaweb, a semana toda, porque é onde guardo meus presentes dos blogs e site. Espero que esteja bem. Um ótimo final de semana pra voces. Beijinhos carinhosos no seu coração.

nadja disse...

OLÁ MINHA AMIGUXINHA KIIDA!!! VIM DESEJAR UM FELIZ FDS PARA VC... SE CUIDA E NO MEU MUNDINHO MISTICO TEM UM VASINHO DE PLANTINHAS PODEROSO KKK ...É O VASINHO DE PLANTAS DE BONS FLUIDOS !!! BEIJOKINHAS BOA SORTEEEEEEEEE FUIIIII
http://mundomisticodanadjinha.blogger.com.br/

*¨*Ellaehcarioca*¨* disse...

Que texto lindo!!E que saudades também!!Obrigadinha pela força através dos comentários, viu?!Estou de volta.Bjos.
Tem selo pra vc:)