segunda-feira, 24 de março de 2008

Família

Têm dias que as coisas surgem na cabeça e eu não sei daonde elas vêm.
Não sei porque hoje comecei a pensar na minha família, não no nosso núcleo (eu, meu marido, minha filha, minha irmã, meus pais...), mas na família toda, tios, primos, filhos dos primos...
Minha mãe tem muitos irmãos (infelizmente 2 faleceram) e todos eles têm filhos, isto significa que somos um bando de primos. E dos primos, uma boa parte já está casada e com filhos.
Só que agora é um nó, porque na realidade convivemos todos muito próximos e os nossos filhos têm idades próximas e nos chamam de tio ou tia!!! Então na cabecinha dos nossos filhos, eles são primos e nós somos tios! Deu para entender? Não, ?
Mas é interessante isso, porque não existe diferenciação, não importa se são primos em primeiro, segundo ou terceiro grau: são primos e pronto!!!! E amigos. Formamos uma única família que gosta de estar perto. Ponto!
E eu gosto que seja assim, acho que é importante para minha filha que ela tenha este tipo de convivência. Há cerca de duas semanas atrás estivemos no casamento de um dos meus primos e lá a minha filha encontrou com a prima (a mãe dela é minha prima) que mora no Rio de Janeiro e que não via há mais de 1 ano. Mas foi como se nunca tivessem se separado, brincaram o tempo todo ao ponto de esquecerem de almoçar (almoçar pra quê se podiam brincar) e o mais engraçado é o quanto se parecem físicamente, só com a diferença de que a Ana Clara (minha filha) têm os cabelos lisos e a Luisa têm os cabelos crespos.
Acho que é importante que a Ana Clara tenha crédito em recordação, que ela tenha o que contar para os filhos dela à respeito da sua infância e das pessoas que fizeram parte dela. É importante, também, que ela tenha do quê e de quem sentir saudade.
É claro que nem tudo é perfeito, temos as nossas rusgas, os nossos desentendimentos, porém se alguém sofre por algum motivo, a dor dele passa a ser a dor de todos. a solidariedade é maior que qualquer rusga que exista. E é isto também que quero transmitir para a Ana Clara, podemos ter todos os problemas do mundo, mas acima de tudo somos uma família.

Nenhum comentário: